domingo, 4 de novembro de 2012

Veja...de novo!!!

De fato, estamos no país dos 38% de universitários analfabetos funcionais e de críticos daquilo que não lêem. Confesso que às vezes cometo esse deslize, mas tudo isso são detalhes na defesa da Causa. E no Brasil, e agora na América Latina, não há Causa digna desse nome se não for falar (mal, muito mal, demonizá-la) da Veja. E não precisa se declarar esquerdista, basta desejar passar uma imagem de leitor atento e crítico para atacá-la!!!


Achei que falei o que devia sobre a Veja, anos atrás, mas como apenas quatro pessoas leram o texto (acho que minhas visualizações também contam), minhas palavras não tiveram a devida repercursão. Tivesse eu mostrado os infortúnios da revista, as visualizações da postagem teriam superado todas as visualizações desse blog até agora!!!


Mas porque a Veja, e não as demais revistas? Dirão que ela é tucana, racista, pró-americana, anti-palestina, coisas que mostro na postagem que não são verdades, e poderia continuar fazendo isso usando matérias mais recentes. Anos atrás, a Carta Capital, revista que faz da Veja uma de suas razões de ser, ofereceu 50% de desconto de suas assinaturas para filiados do PT. Ah, se a Veja fizesse o mesmo com tucanos...!!!!!!!!!!!!!!!!!   Outros darão uma justificativa cínica, do tipo "pelo menos a Carta Capital assume que é petista", ou "O Estadão assume que é de direita". Então é isso? Basta Veja assumir que é tucana e direitista que passarão a vê-la com olhos mais imparciais???


Além disso, ela pode servir de bode expiatório em situações que nos leva a refletir. Num concurso público para garis na cidade paranaense de Cambé, caiu questões sobre Michel Teló e Zorra Total. Adivinhem de quem foi culpada por parte disso? Ela mesma: "Para a pergunta sobre a novela "Fina Estampa", a organizadora informou que o conteúdo foi retirado da Revista Veja, em que a personagem é retratada como símbolo de ética e valores familiares.". Então, vocês tiraram da Veja um tema para um concurso para garis? Falem-me dos burgueses que fizeram o concurso!!!


http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2012/04/prova-de-concurso-para-gari-traz-questoes-sobre-michel-telo-e-novelas.html


Mas o tesão aflorou quando foi descoberto que o contraventor, digamos assim, Carlinhos Cachoeira, era um informante de um dos repórteres da Veja. Não importava se a coisa era bem assim ou não, o que importa é espalhar e manter a imagem pérfida da revista. Não interessa se Fernando Collor - uma "vítima" da revista - quis levar o tal repórter para uma CPI numa clara tentativa de revanchismo, o que importa é demonizá-la, mais uma vez, e outra vez, e outra...e talvez criarem um conde do monte cristo pra chamar de seu, mesmo que esse homem seja o Collor!!!


Seria a glória se Flávio Morgenstern não tivesse atentado a alguns fatos ocultados pelos detratores habituais. É claro que esse texto passou despercebido entre os "leitores críticos e atentos"!!!

.
.
.

Uma das matérias amplamente divulgadas em redes sociais para "provar" o direitismo ou qualquer coisa parecida da Veja é um trecho de uma matéria que merecia ser discutido em todas as rodas políticas:






As atenções da intellingentsia brasileira convergiu para esse ponto da matéria. Apenas ali, meio que frustando minhas espectativas. Discutír? Não, condenar a revista, ignorando todo o resto. Vejam a matéria completa na página 90:



.
.
.

Dois por dois


As críticas à Veja, quando trazem algum fundamento, revela que não são apenas as elites-conservadoras-reacionárias que a lêem. Afinal, para uma crítica minimamente fundada, é necessário ler, não é? Mesmo que seja uma leitura seletiva, tipo, "ler" apenas Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo, ignorando por completo os demais articulistas. Se não fizessem isso e se realmente são leais a seus princípios ideológicos, teriam lido e comentado um dos artigos mais tocantes que li nos últimos tempos. O artigo se intitulava Dois Por Dois, de J.R.Guzzo. Um artigo que comoveria o mais marxista dos cruzados anti-Veja!!!


Encontrei a matéria no Blog do Murilo, que acabei de conhecer!!!





Teste para ENEM:


1. (USPY/2012). O objetivo do texto é:

1) Mostrar que os cidadãos tem o livre direito de comprar um apartamento de luxo;

2) Denunciar o menosprezo de empresas e profissionais com trabalhadoras domésticas.

3) Ensinar à burguesia o que é necessário para ter classe.

4)  Que o Brasil melhorou muito graças ao Lula, embora ainda seja ruim ser empregada.

5) N.R.A.


"Mas, vem cá, tchê, quanto a Veja está te pagando para defendê-la". O mesmo que suas concorrentes estão te pagando para atacá-la na primeira oportunidade. Não vá dizer que vós mercê não sabia desse pequeno detalhe???


Veja, como tantos outros órgãos de comunicação, não são confiáveis. Existe sim vários deslizes dessa revista, senão não seria mídia brasileira, mas a maioria deles, digo com certeza, infundados, baseados em preconceitos daqueles que juram ser contra preconceitos!!!

Nenhum comentário: