sábado, 10 de novembro de 2012

Fome com o aquecimento??? - Conclusão

Não há quebra de safra em qualquer lugar do mundo sem que culpem as terríveis "mudanças climáticas causadas pelo homem". Já mostrei em três postagens que a coisa não é bem assim. Mas como as pessoas, especialmente brasileiros, são influenciados-não-influenciados por qualquer campanha midiática sobre o assunto, fica difícil, por mais que se use dados confiáveis, reverter essa lavagem!!!


É frequente a afirmação de que a tecnologia está literalmente salvando a lavoura, já que as "terríveis mudanças climáticas causadas pelo homem" estariam forçando a produtividade para baixo. Essa lógica poderia valer para o Brasil e países desenvolvidos, mas não para países pobres e quentes, conforme mostrado na postagem anterior sobre o assunto!!!


Entre tantos exemplos que podia escolher, escolhi meio a esmo a produtividade do milho no Paraná, mesmo que uma parcela bem esclarecida de população acha que milho não é usado para alimentação!!!



Eixo horizontal: período em anos. Eixo vertical: média de produtividade, em quilogramas por hectare.

Segundo a lógica dos influenciados-não-influenciados, a tecnologia é o único fator que mantém a produtividade em níveis "normais". Segundo a "sei-lá-o-quê" norte-americana Farm Here Forest There, a tecnologia seria desnecessária caso mantêssemos intactas nossas florestas, segundo eles, causa fundamental das terríveis mudaças climáticas. Nem é preciso recorrer a postagem anterior para ver que esses argumentos são sólidos como margarina. O próprio gráfico acima desmente isso. Se de fato, a tecnologia apenas anulasse os efeitos negativos do clima alterado maleficamente pelo homem, teríamos uma das seguintes situações!!!




Essa seria uma possível evolução (se é que dá pra chamar assim) da produtividade do milho do Paraná, sem a tecnologia, segundo os influenciados-não-influenciados, os influenciadores e a sei-lá-o-quê norte-americana. Segundo eles, a tecnologia seria desnecessária caso o clima não tivesse sido alterado pelas atividades humanas. Mas há tecnologia. E se ela apenas anulasse os efeitos negativos blá, blá, blá, teríamos algo parecido com a situação abaixo:




Ou seja, teríamos uma produtividade constante ao longo dos anos. Se as ditas mudanças climáticas "puxam para baixo" a produtividade, a desnecessária tecnologia "puxaria para cima" o suficiente apenas para anular os efeitos negativos do clima!!!!


Mas o que ocorre é algo diferente: o efeito da tecnologia supera os supostos efeitos negativos do clima. Enfim, tecnologia é necessária com ou sem mudanças climáticas. E por fim, resta ao Planeta Sustentável, da Abril, lamentar uma suposta redução da produção do chá assam da Índia ou lamentando que os franceses tenham que recorrer à tecnologia para "compensar" os efeitos do clima sobre as uvas vinícolas!!!


Ainda espero que algum milagre tecnológico ensine esses "especialistas" que 10-3=7, e não a 0, ou seja, que a tecnologia supera qualquer suposto efeito negativo do clima, e não apenas anulando-o!!!
.
.
Fome com o Aquecimento???

Fome com o Aquecimento??? - II

Fome com o Aquecimento??? - III

Nenhum comentário: