sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PT e PSDB

Desde os tempos imemoriais, as forças antagônicas podiam ser realmente antagônicas, ou seja, opostas entre si, ou uma delas sendo apenas a ausência da outra. Talvez a matemática possa explicar melhor: o oposto do número 10 seria o -10. A ausência do 10 seria o 0. Essas duas formas de antagonismo era vigente, mas a política conseguiu a façanha de transformar o 5 num número oposto ao 10. Fora desse intervalo, só há radicalismos puros, como extrema-direita e extrema-esquerda!!!


Há várias eleições tenho percebido que a escolha para o chefe executivo do governo (prefeitos, governadores e presidente da república) se resume a escolher ou o PT ou o PSDB. "Duas ideologias antagônicas", talvez digam, como se um fosse do bem e outro do mal, nunca ocorrendo ao desprecavido eleitor que o fato de duas forças serem opostas não significa que uma delas seja boa e a outra má. Isso vale para as religiões, mas não para a política. É possível que as duas sejam boas ou, mais provável, as duas sejam ruins!!!


Não há grandes diferenças ideológicas entre esses dois partidos. Suas grandes diferenças são simplesmente políticas. O PT estadual criou o Bolsa-Escola e Vale-Gás. O PSDB nacional espalhou essas coisas para todo o país. O PSDB estadual inventou o mensalão, e o PT espalhou isso a nível nacional. O PSDB estadual proibiu o fumo em lugares públicos, o PT quer manter as pessoas desarmadas a qualquer custo. O PSDB entregou nossas reservas de nióbio para países "amigos". O PT entregou uma refinaria da Petrobrás para um país "amigo" e presenteou países "amigos" com obras de infra-estrutura. Ambos são entreguistas; a diferença é para quem entregam!!!


Saudades dos tempos em que havia 22 candidatos para presidente da República, mas 3 tinham alguma chance de ganhar, enquanto mais 2 ou 3 poderiam ser as "zebras" da eleição, chegando ao segundo turno, apesar das poucas chances. Claro, 22 candidatos é demais, mas se fossem apenas 5 ou 6 mas com chances equivalentes...Se bem que mesmo nesse caso, haveria mais semelhanças que diferenças ou do outro!!!


Mais de vinte e cinco anos depois do fim da ditadura militar, somos obrigados a escolher entre dois partidos com mais semelhanças que diferenças. Algo semelhante à ARENA e o MDB. Jogam bolas de papel um no outro a meio metro de distância. Mas sejamos justos: fora desse espectro político-ideológico de dois partidos, quem podemos escolher?

Nenhum comentário: