domingo, 17 de fevereiro de 2013

...e segundo uma ex-professora...!!!

Logo após a última postagem, enquanto me aprontava para a farra, vi uma casa que alguns a considerariam de uma família rica. Foi aí que me lembrei de uma ex-professora de geografia da sétima série, que uma vez disse que "esse negócio de classe média..." servia para esconder a verdadeira divisão, que era "entre pobres e ricos". Uma bela casa de alvenaria, é verdade. Se fosse deduzir a renda familiar dos seus moradores, diria que um deles ganha aproximadamente R$ 20.000,00 por mês, aproximadamente assombrosos 30 salários mínimos. Sem dúvida, minha querida ex-professora consideraria seus moradores ricos!!!


Só dois problemas: primeiro, que como explicitei na última postagem, não há uma divisão rigorosa entre ricos e pobres. Haveria se, a renda familiar per capita máxima dos pobres fosse, digamos, R$ 500,00; e a renda familiar per capita mínima dos ricos fosse, digamos, R$ 5.000,00. Notem que haveria um verdadeiro fosso onde o mais pobre dos ricos seria dez vezes mais rico que o mais rico dos pobres. Isso sim, seria uma divisão entre ricos e pobres!!!



Segundo: Se a renda per capita familiar dos proprietários da bela casa que vi for de R$ 20.000,00 (antes considerei esse valor como a renda total da família, agora, estou sendo mais rigoroso), então eles estão mais próximo dos miseráveis que dos milionários. É questão de escala: o número 20.000 está mais próximo do zero que de, digamos, 500.000. Para minha ex-professora querida, um promotor de Tribunal de Contas em início de carreira está na mesma categoria social de um Bill Gates!!!


Segundo a visão sócio-econômica de minha ex-professora, quem ganha, digamos, R$ 20.000,00 é rico, assim como quem ganha R$ 500.000.00. Acho que com o esquema acima, comentários são desnecessários!!!












Nenhum comentário: