segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Balada "Segura"!!!

A operação Balada Segura foi criada para evitar as mortes de trânsito causadas por embriaguez do motorista, algo que ocorre com mais frequência após um “balaço” numa balada. Nada mais justo. O problema é que o foco da operação foi apenas fora das boates, e não dentro. A recente tragédia da boate Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria mostrou que a insegurança das baladas estava dentro, e não fora delas!!!


Foram aproximadamente 250 mortes numa única noite. Quanto tempo seria necessário para que haja esse número de mortes se fossem causadas por embriaguez no volante? Vou ser mais rigoroso: quanto tempo seria necessário para esse número de mortes se fossem causadas por embriaguez de motoristas saídos da boate Kiss? Lembremos que a Kiss não era uma perigosa exceção, mas uma perigosa regra!!!

Moro numa cidade com aproximadamente 184 mil habitantes (a quase 300 km de Santa Maria). Aqui, ocorre aproximadamente 45 homicídios (oficiais) por ano. Em Santa Maria, um índice semelhante seria o equivalente a 64 homicídios em um ano. Historicamente, o número de homicídios é sempre muito superior ao de mortes provocadas por embriaguez no volante. Daí, dá pra imaginar que seriam necessáriom vários e vários anos para os bebuns da Kiss matarem 250 pessoas. A essa inversão de prioridades nossas autoridades chamavam de Balada Segura!!!

Será que agora a coisa vai melhorar? Os cantores que dispararam fogos dentro da boate e os empresários já foram presos. Falta prender as autoridades que deram autorização para que a boate funcionasse com essas falhas na segurança. Ainda assim já é um começo, mas não sou muito otimista. O problema de nossas autoridades não é que tomam as providências só quando as coisas ruins acontecem; o trágico, é que elas tomam alguma providência até a poeira abaixar. Quando tudo cair no esquecimento, voltarão a cometer os erros de sempre!!!



Nenhum comentário: