quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

E a Mídia, o que diz???

Uma das crenças mais propagada pelos “aquecimentistas” (é...tô implicando com eles...), ou mais precisamente, pelos defensores leigos do AGA, é de que a Grande Mídia – tão bem representada pela Rede Globo – estaria escondendo o jogo sobre um aquecimento global causado pelo homem. Uma crença que tem como raiz a grudenta ideia (provavelmente um meme) do homem ganancioso, discutido na postagem anterior. A lógica funciona assim: como a Grande Mídia precisa de verbas publicitárias de grandes empresas (entre elas as petrolíferas), ela atenderá aos interesses dessas empresas, que no caso das petrolíferas é abafar ou mesmo negar a influência humana no aquecimento global. A lógica parece tão óbvia que somos obrigados a aceitá-la sem questionamentos!!!


Mas os fatos nem sempre acatam a nossa lógica rasteira. Quem tem acompanhado o Fantástico nas últimas semanas sabe do que falo. Há um quadro onde dois repórteres viajam pelo mundo para mostrar as consequências do aquecimento global. A forma sensacionalista do quadro dispensa qualquer necessidade de culpar o homem pelas futuras catástrofes. Note que em alguns programas, eles apelam para a magnífica e envolvente teoria da acentuação do frio e do calor. No domingo passado (12/12) falaram do descongelamento do pico do monte Kilimanjaro. Entre as diversas causas, lembraram-nos a tempo que o aquecimento global também é responsável pela tragédia, acabando com a surpresa de quem achou que os repórteres iam isentá-lo de culpa ao menos dessa vez. A Shell, a Texaco e BP ficaram indignadas!!!


Mas porque a Globo e as demais midias se engajam nessa campanha aparentemente científica e que contraria interesses de seus clientes ou potenciais clientes??? Além do evidente sensacionalismo – o perfume sedutor para prender a audiência – talvez seja pelo fato do presidente da fundação Roberto Marinho ser membro do conselho consultivo da WWF Brasil, que apesar da sua principal preocupação ser a preservação da flora e da fauna, sempre caberá na sua consciência a preocupação com o AGA. E não nos esqueçamos de uma certa eminência parda da RBS como um membro do conselho diretor da mesma WWF Brasil!!!


E o que dizer da Abril e seu Planeta Sustentável (veja que matéria interessante. Será que isso ajuda a explicar minhas suspeitas???), ou da Superinteressante, que desde seu período áureo vem defendendo essa brilhante tese??? Chega a ser uma falta imperdoável criticarmos a Abril sem criticarmos a Veja, que também não está cumprindo seu papel de defender as indústrias petrolíferas (1)(2)???


Quando tiveres tempo, vá a uma boa vídeo-locadora da sua cidade e veja quantos DVDs do Uma Verdade Inconveniente encontrará e tente encontrar um único A Fraude do Aquecimento Global. Onde estará todo o poder das indústrias petrolíferas para divulgar um documentário tão favorável aos seus negócios??? Aliás, porque elas não exigem da Globo, da Abril e das demais mídias um mínimo de defesa de sua causa???


Os nossos 90% de intelectuais, avessos a qualquer fruto do Homo Gananciosus, não cansam de nos surpreender em divulgar idéias que contrariam os fatos mais evidentes -  como essa - e não cansam em dizer que suas teorias são irrefutáveis. Quando as provas contrariam certas teorias, queimem as provas. Não, isso liberará CO² na atmosfera, então reedite-as!!!

Nenhum comentário: