segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Por que tanta idolatria???

Vou lhe dizer uma coisa, meus amigos idólatras de Che Guevara: vocês não estão lá muito preocupados com a liberdade dos povos e a paz. Vocês idolatram Che simplesmente por ter sido um cara jovem, com pinta de galã. Só por isso!!!


Fosse tão somente pelos ideais que supostamente defendia, teríamos nas ruas tantas camisetas, pôsteres e homenagens diversas a Mahatma Gandhi – velho, baixinho, franzino, careca, de óculos, que negava-se até a cuspir nos seus opressores - tanto quanto temos de Che; talvez até mais. Protestos pacíficos, desobediência civil e mesmo jejum não tem a mesma emoção de uma luta armada; delírios de um velho decrépito. De que vale objetivos tão elevados se são conquistados de forma tão insossa???


Por esse outro motivo, até ia falar que outra razão para a idolatria por Che seria esse seu suposto espírito guerreiro, que não hesitava em puxar o gatilho em nome de seus supostos ideais. Nelson Mandela num certo momento na luta contra o Apartheid se viu obrigado a usar armas para reagir contra essa opressão. Ninguém sai por aí usando camisetas ou fazendo referências a Mandela como símbolo da libertação do seu povo. Se procurar bem, talvez encontre algum adesivo de Martin Luther King – não tão jovem quanto foi Che e nem tinha pinta de galã, para o azar da sua causa!!!


Tudo bem, amigos, continuem idolatrando Che, mas por favor, não usem pretextos tão nobres para tanto; pois agora sabemos que toda essa lenga-lenga idealista não passam disso: pretextos!!!

Nenhum comentário: