domingo, 26 de agosto de 2012

Cadê os deputados, Google???

Na minha ânsia em denunciar tudo-isso-que-aí-está, fui no Google me informar sobre o salário dos deputados federais, digitando a seguinte expressão: "salário dos deputados federais". A medida que ia digitando, notei uma curiosidade. Comecei a digitar "salário" e vieram as opções:

- salário mínimo
- salário mínimo 2012
- salário mínimo regional rs
- salário família


Em seguida, acrescentei um "s" no final da palavra, e as opções para "salários":

- salários
- salários funcionários públicos
- salários mínimos
- salários dos jogadores inter


Será que o salário dos funcionários públicos e de jogadores do inter(nacional de Porto Alegre) são tão assim, mais procurados ou interessantes? Queria saber que critérios definem essas opções de busca que o Google oferece. Mas vamos continuar a busca!!!


Acrescentando o "dos", tive:


- salários dos jogadores do inter
- salários dos funcionários públicos
- salários dos jogadores do grêmio
- salários dos servidores públicos rs


Olha eles de novo: jogadores e funcionários públicos. E nada de deputados. Continuando...


Agora digito apenas o "d", e...

- salário dos desembargadores
- salário dos delegados de polícia no Brasil
- salário dos dias de paralisação em face da greve


Acrescentando o "e", formando o "de"...

- salário dos desembargadores
- salário dos delegados de polícia no brasil
- salário dos delegados
- salário dos delegados no brasil


Quando fiz essa experiência, alguns meses atrás, teve até "salário dos dentistas", mas nada de "deputados". Bem, em seguida, acrescento o decisivo "p" e...NADA. Simplesmente não há opções para "salário de dep". O Google nacional sequer completa a palavra quando a palavra está quase completa. Será que essa palavra é um equívoco da nossa língua? Substituí por "parlamentares", e deu certo, mas só quando digito o "pa". Digitando apenas o "p", tenho "salário dos professores federais", "salário dos professores no rs", "salário dos professores universitários" e "salários dos professores da ufrgs"!!!


Pensei em digitar apenas a palavra "deputado", seguindo os passos supracitados. Como as opções ao digitar apenas o "d" são infindáveis, digitei o "de" e vieram as seguintes opções:


- detran rs
- detran
- decolar
- dell

Agora, a coisa esquenta: acrescento o "p", e...

- depoimentos
- depoimentos para amigas
- depoimentos de amor
- depoimentos para orkut


Acrescento o "u", resultando em "depu", e...

- depurador
- depura
- depuração
- depura bula


E finalmente, não há mais opções para "deput", além de deputados, mas ao digitar isso, obtenho...NADA. E novamente, o Google não completa a palavra quando faltam uma ou duas letras. Incrível e estranho como esses políticos são tão ausentes que nem nas opções de busca do Google eles constam. Por fim, digitei toda a palavra para ver se encontro na internet, e lá estão eles, deputados, deputados e deputados. No final da página, há outras opções para "deputados" e vejo, entre outras "deputados estaduais", "deputado federal", "deputados mg", enfim, havia opções para "deputados", mas só para os corajosos que foram até o fim na busca por deputados!!!


Será que há tanto desinteresse pelos que os deputados fazem ou ganham? Ou o Google quer nos poupar da raiva, da revolta ou quaisquer outros sentimentos negativos? Seja como for, até me esqueci porque estava procurando a dita expressão!!!



Nenhum comentário: