quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Capitalismo II

O ser humano é um animal capitalista e talvez a única forma de mudar esse aspecto da natureza humana seja na base da violência. Aliás, métodos violentos era a regra dos centros de “reeducação” erguidos em diversos países socialistas. Na natureza existem animais que vivem uma espécie de comunismo, onde todos trabalham em coletividade??? Sem dúvida. Talvez os melhores exemplos desse tipo de sociedade sejam as das formigas e abelhas. São sociedades perfeitas, é verdade, mas o homem e outros animais não são assim. Mesmo quem nega o capitalismo não escapa dessa realidade. O sujeito que fala em viver apenas com o necessário é o mesmo que declara essas coisas na internet através do seu PC pessoal. Será que o PC se encaixa como artigo “necessário”???


Conheço alguns anti-capitalistas que sonham em ter uma guitarra. Nos regimes socialistas, uma guitarra é apenas isso: um sonho, já que não se trata de um artigo necessário. “A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte”, acho que esse refrão tão conhecido dos anos 80 sintetiza o espírito capitalista de todo o ser humano. Queremos mais que o básico, mais que o necessário. Mesmo porque seriam necessárias poucas pessoas numa sociedade para produzir apenas o necessário e na quantidade necessária. Falando de outro modo: desemprego em massa!!!


Porque os anti-capitalistas não se reúnem e formam uma sociedade alternativa??? Porque não arrumam suas malas e refaçam suas vidas no paraíso cubano??? “Por causa do maldito embargo comercial, ora”. Sim, mas mesmo com embargo há ótimos sistema de saúde e educação, e tudo gratuito. Será que essas coisas não são suficientes para atrair o ser humano não-capitalista??? Na Venezuela não haverá embargo comercial tão cedo, e agora que Hugo Chavez está inaugurando o seu Socialismo do Século XXI, porque não há uma debandada de simpatizantes do socialismo para lá??? Não, não estou desejando que essas pessoas vão embora daqui, só estou perguntando por que não trocam esse inferno capitalista por um paraíso socialista como Cuba ou Venezuela da mesma forma que milhares de pessoas insatisfeitas com o Brasil que tentam fazer a vida nos EUA, Europa e Japão??? A resposta é óbvia: o anti-capitalista também é capitalista. Por que ele não se contenta apenas com educação e saúde!!!


Então porque o anti-capitalista nega sua natureza capitalista??? Porque ele acredita que o capitalismo é a causa de todos os males do mundo. Porque não suporta a idéia de ser explorado por um homem, quando – numa hipótese remota – ele mesmo podia estar explorando outros coitados. Porque ele não acredita que o sucesso profissional é fator de prosperidade (“só se enriquece roubando”, esse é o pensamento do anti)!!!


O capitalismo é natural. Se o comunismo surgir como uma evolução natural do capitalismo, abraçaremo-no. Mas como o homem é capitalista por natureza, não creio que o atual sistema mude tão cedo, ao menos, não de forma natural!!!

Nenhum comentário: