quinta-feira, 17 de abril de 2014

Judas traído!!!

Amanhã celebraremos o dia da Paixão de Cristo, uma das datas mais caras ao Cristianismo. Segundo a crença cristã, Jesus Cristo morreu para salvar a humanidade, morreu por nossos pecados que nos condenaria à morte. Isso, porém, só fou possível porque um de seus apóstolos, Judas Iscariotes, o teria traído, indicando com um beijo o homem que seria o "Rei dos Judeus"!!!



Então, a morte redentora de Jesus só foi possível porque Judas o traíu; sem essa traição, não haveria morte de Jesus e a humanidade estaria condenada. Então, porque Judas é tido como o vilão da história, a personificação da traição? Não seria uma visão injusta sobre Judas???



Antes de mais nada, no meu ver, o maior traidor da história, ao menos mais traidor que Judas, foi o filho de imperador romano Julío Cesar, Brutus. Ele literalmente apunhalou seu pai adotivo pelas costas sem demonstrar posterior arrependimento. "Até tu Brutus?". Ao contrário de Júlio Cesar, Jesus Cristo já esperava que fosse traído por um de seus seguidores, talvez até soubesse por quem, como se houvesse um grande plano celestial em andamento. Para isso, necessitariam de um agente responsável pelo andamento dessa roda da fortuna. Esse alguém foi Judas, que ao contrário de Brutus, se arrependeu amargamente do que fez!!!



Mas seria Judas um agente ciente do seu papel nesse grande plano? Ou ele participou desse plano sem seu conhecimento? O "Cara Lá de Cima" xuxamente falando, instigou a ganância de um homem para pôr seu plano em funcionamento? Ele provocou algum efeito borboleta que fatalmente levaria esse apóstolo à traição no momento certo? Mistérios da fé, mas o que não podemos negar é que a traição de Judas foi providencial, sem ela a humanidade estaria condenada à morte e não teríamos o milagre da ressurreição!!!



Depois dessa, é de se pensar se é justo ficar malhando Judas no sábado!!!

Nenhum comentário: